23/08/07

Coimbra na BD




Aquando da celebração de Coimbra como Capital Nacional da Cultura, em 2003, a Associação Projectos Sequenciais e o Museu da Física da Universidade de Coimbra, realizaram a Exposição Coimbra na Banda Desenhada.




Os comissários da Exposição foram João Paiva Boléo e João Miguel Lameiras. O cartaz foi realizado por François Schulten. A exposição dividiu-se em dois núcleos principais, o primeiro reunindo os mais significativos exemplos da presença de Coimbra em obras de BD nacionais e internacionais, e o segundo centrando-se no livro O Segredo de Coimbra de Étienne Schréder, obra que parte do espólio do Museu de Física para construir uma imagem onírica da cidade.

Dado que o primeiro livro d'O Menino Triste é parcialmente passado em Coimbra, tive a felicidade de o ver entre as obras expostas no primeiro núcleo.


Deixo-vos aqui duas páginas do livro, onde se retrata Coimbra: a zona junto à Via Latina, e o Bar da Associação Académica, onde João Miguel Lameiras conseguiu descobrir um ex-candidato a candidato à presidência da República Portuguesa (lembram-se?), conforme descrito no Catálogo da Exposição, editado pela ASA.

Sem comentários: