02/08/07

O Primeiro Livro


O Livro "O Menino Triste" começou por ser quase uma brincadeira, sem um objectivo de publicação pré-determinado, e muito menos de ter continuidade, como mais tarde veio a acontecer.
Devo dizer desde já que as histórias d'O Menino Triste não são histórias para crianças, embora possam por elas ser lidas.
Esta primeira história, que originalmente era para ser a única, foca parte da vida d'O Menino Triste, desde a infância até à fase adulta, passando pela Universidade (de Coimbra), pelas motivações, e sobretudo pelo facto de se "ter de crescer", e deixarmos de ser crianças e termos de enfrentar uma realidade muito mais agressiva e muitas das vezes (demasiado) limitativa dos nossos sonhos.
As duas edições deste livro - num total de 1.000 exemplares - estão praticamente esgotadas, podendo-se encontrar alguns dos últimos exemplares em algumas lojas temáticas. Uma amiga nossa (a Ana Laureano) presenteou-nos com a tradução deste livro (e do segundo) para francês. Esta versão será disponibilizada brevemente em formato pdf.
Devo dizer que a reacção das pessoas que iam lendo o livro era muito interessante, afirmando algumas delas que "embora o livro tivesse 16 páginas, ficava-se com a sensação de ter lido uma obra de maior vulto". Foram aliás as "pressões" que "sofri" por parte dos leitores, que me fizeram partir para o segundo livro, de que vos falarei mais tarde.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá João!

Encontrei hoje o endereço do teu blog, aproveitei para dar uma vista de olho e estás de parabéns, visto que está um blog à altura do Menino Triste, em que se podem apreciar alguns elementos curiosos do personagem e acompanhar a sua evolução! Fico à espera dos próximos updates, em que poderás colocar muitos outros aspectos interessantes que dizem respeito ao Menino :) Uma coisa que poderias colocar também, seriam várias vinhetas de BDs do personagem, de BDs já publicadas ou então de uma BD que criasses propositadamente para o Blog, em que nós pudéssemos acompanhar a sua evolução!

Um Grande Abraço e mais uma vez os meus parabéns por este novo projecto que nasce com muita força!

Unknown disse...

Viva Paulo:
Além das vinhetas (que irão ilustrar algumas curiosidades e o que está por detrás delas), irei colocar por aqui outros trabalhos relacionados com esta personagem.
Aguarda.
J.Mascarenhas