18/01/08

O Menino Triste e as Novas Tecnologias


Das investidas que tenho tentado fazer em vários campos do conhecimento, e tentar aplicá-las ao campo das artes, uma delas é na área das tecnologias de prototipagem rápida.

Na minha actividade profissional tenho lidado com algumas das tecnologias disponíveis neste campo. Daí à utilização de algumas delas no desenvolvimento de algumas ideias que tenho para O Menino Triste, foi um pequeno passo. Assim, podem ver na imagem desta entrada, um pequeno diorama que eu e o Gastão Travado realizámos, a partir de um modelo 3D digital d’O Menino Triste. A partir desse modelo, foi construído utilizando uma máquina de prototipagem rápida, uma figura em resina, que depois foi pintada e colocada no diorama. A figura tem cerca de dez centímetros de altura.

Todos os detalhes da construção podem ser vistos
aqui. De referir ainda que a construção da figura foi efectuada utilizando uma das máquinas de Prototipagem Rápida do Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, CENTIMFE, na Marinha Grande.
Este trabalho foi alvo de uma apresentação do Gastão Travado no evento D2P - Design to Product, realizado em 2006, na Marinha Grande, onde foram apresentados vários trabalhos, que utilizaram as tecnologias de Prototipagem Rápida aplicadas a diversas áreas (Moda, Arquitectura, Arte, Engenharia,...).

Sem comentários: