25/08/10

Luanda Cartoon 2 - Olindomar Estúdio: A Origem de Tudo


Os irmãos Olímpio e Lindomar de Sousa criaram o Estúdio Olindomar quando sentiram que o panorama da Banda Desenhada Angolana carecia de iniciativas que ensinassem, promovessem e divulgassem jovens criadores da Nona Arte. Discípulos do Mestre Henrique Abranches, com o desaparecimento deste, tomaram a responsabilidade e assumiram o testemunho que lhes foi passado pelo Mestre, no ensino e divulgação da Banda Desenhada. Este espírito foi ainda mais vincado depois do desaparecimento do também grande divulgador de Banda Desenhada e galerista Tirso do Amaral.
.
Desde 2002 e até à actualidade, formaram já várias dezenas de jovens nas artes da Banda Desenhada, cartoon e animação. No início eram pequenas palestras e workshops mas que rapidamente se tornaram em cursos, tal o interesse pela área. Este interesse deveu-se sobretudo ao êxito que a personagem criada pelos dois irmãos – Cabetula – despontou nos Angolanos. Êxito esse que ainda hoje se mantém e que o esgotar de cada número da revista Cabetula é testemunho. Alguns dos jovens formados ainda trabalham com o Estúdio, outros seguiram o seu percurso profissional em vários sectores da comunicação como a televisão, imprensa,audio-visual ou publicidade.
.
Originalmente decidiram organizar encontros de Banda Desenhada para promover mais a Banda Desenhada e a divulgação dos novos talentos, evoluindo estes, naturalmente, para aquilo que é hoje o Festival Internacional de Banda Desenhada de Luanda.
.
Fotos de Hamilton Bonga

Sem comentários: